domingo, 3 de outubro de 2010

A dona da história

  
Porque li no decorrer desta semana um romance (autobiográfico?) de Salwa Al-Neimi, intitulado “A prova do mel” (Editora Objetiva, 2009), hoje vou despir minha crônica de quaisquer personagens e deixar fluir pensamentos próprios. Não me lembrem, portanto, daquela máxima que já repeti, de algum lugar, de 90% invenção e 10% mentira. Faço isso, a princípio talvez, movida pela similitude. O romance de Al-Neimi é considerado erótico. Eu própria já disse, por ocasião do lançamento de meu livro de poesia, que há em meus poemas uma grande dose de erotismo. Os leitores mais atentos decerto já o vislumbraram também em várias de minhas crônicas.

Mas trazer à tona esse tema em dia de eleição? Um amigo meu chamou Dilma de assexuada. No momento, devo confessar, a comparação foi inevitável, pois que Lula sempre me seduziu – e não só pelo seu discurso. Confesso ainda mais, sentindo o enrubescer das faces: quando vejo a imagem de Lula estampada em revista ou jornal (sim, impressa; na TV não), quando vejo, me dá uma vontade de homem com a barba por fazer, o contraste entre a pele áspera e a suavidade feminina...

Gosto de Dilma pela força, sem afeto, sem sensualidade, sem nenhuma ardência no rosto (por sinal, acho muito bom que seja assim). Não pretendo, entretanto, fazer uma crônica política pseudoerótica ou vice-versa. Aliás, odeio crônicas políticas; faltam-lhes paladar literário. Tenho, às vezes, ojeriza a Ferreira Gullar por isso. Gosto do poeta, apenas. Mas há algo que, após todo esse período de campanha eleitoral e de e-mails descabidos lotando minha tela, preciso dizer, num misto de desabafo, constatação, interrogação: Por que, há quase 50 anos do golpe militar e há mais de 20 da queda do muro de Berlim, tantos brasileiros ainda revelam um medo descomunal do comunismo?

Cá entre nós, até ouso uma hipótese: há uma menção de Salwa Al-Neimi, n’A prova do mel, exatamente à página 70, a um episódio televisionado ocorrido à época da Guerra Fria, em que uma senhora soviética responde a um norte-americano “Não há sexo na União Soviética...”. Uma Dilma assexuada e com um passado “comunista” deve soar, para muitos, como uma ameaça... A estes posso sugerir que ouçam uma marchinha de carnaval.

Ah! Sobre o romance lido, pretendo ainda escrever uma resenha. Por ora, deixo-lhes um fragmento do capítulo derradeiro: “Eu sou a dona da história (...). Eu conto e brinco com ela como eu quiser.”


    

11 comentários:

  1. Caramba, Márcia, você me enlouquece com a pertinência exagerada deste texto!

    Há tanta coisa aqui que me fala - gritando em sussuro! - que não vou conseguir superar a minha ressaca pós-eleitoral e comentar tudo.

    O que você disse do Lula é de uma importância incalculável. Como ousa assumir que ele a seduz perante os ouvidos, sempre atentos para a censura, dessa sociedade preconceituosa em que vivemos? Como você pode se sentir atraída por um nordestino ex-operário, iletrado e - heresia das heresias! - nascido em berço proletário???

    Enfim, vou pular três ou quatro outros tópicos importantes e me fixar no que mais me encantou: "Tenho, às vezes, ojeriza a Ferreira Gullar por isso. Gosto do poeta, apenas."

    Eu só não concordo inteiramente porque minha ojeriza à pessoa dele não é ocasional. E isso vem de mais de 20 anos, desde que testemunhei uma baixeza imperdoável dele, uma atitude covarde, mesquinha e egoísta contra um amigo comum que se encontrava por baixo. Pior: quando pouco depois este amigo morreu, ele e Aguinaldo Silva (outro amigo urso) lideraram a coleta de nomes para integrar a enorme nota de falecimento que foi publicada no Globo e no JB. Fui convidado a participar por outro amigo (de fato) do morto e, claro, não aceitei.

    Pra não terminar assim, tão feiosamente, quero dizer que o sr. Ribamar possui (ou melhor, possuía) uma grande qualidade moral. A de ter sido casado com Teresa Aragão, esta sim uma pessoa com p maiúsculo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, sabia que este livro iria desestabilizá-la!!!! Tanto que ousou registrar a sedução de Lula-homem. Há uma Márcia saindo aí...Eroticamente em construção!!!!bjo Rita

    ResponderExcluir
  3. Caramba digo eu, Tuca! O maior depoimento que já recebi. Misto de desabafo, constatação, e ainda me faz uma interrogação, desdobrada em duas! Mas a verdade é que Gianecchini nunca me seduziu.

    É, Rita, acho que dispensarei o terapeuta (rs). Adoro me sentir sempre em construção... por isso gosto de, em meio a engenheiros, falar de literatura, fazer literatura... Luta desafiadora esta entre estabilidade e instabilidade.

    ResponderExcluir
  4. Márcia, adorei seu post! =D
    Confesso ter uma grande simpatia pelo Lula também, não assim da mesma forma que vc, mas o suficiente pra ficar muito brava quando ouço alguém falando mal dele. rs...
    Principalmente quando o chamam de "iletrado", de acordo com o que ando aprendendo nas aulas da Professora Gislaine, ele está bem longe disso. rs...
    PS: Quando me criticam por votar na Dilma, lembro que conheço pessoas inteligentíssimas que também votam, como vc, Márcia. E isso me deixa traquila. =)

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. A Dilma tem um quê de insondável que beira o fascínio. A sexualidade dela é misteriosamente deliciosa, tipo vulcão adormecido.

    ResponderExcluir
  6. Oi Márcia..belo texto mais uma vez..agora, cá entre nós..

    Vc consegue ver uma sensualidade no Lula de hoje..Mas, e na época dele lider sindicalista?? Com aquela barriguinha saliente, barba e cabelos aparados a cada seis meses..?? =D

    brincadeira viu.. Vamos ver se Dona Dilma segue os passos dele..quem sabe eu ache algo "sedutor" nela (na verdade, não perderei esse tempo..)

    Uns Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Heloísa! Nossa! Estou me sentindo o máximo com esse seu comentário!

    Oi, Paulo! Sexualidade e mistério são itens que deveriam sempre andar juntos! É a diferença entre o erótico e o pornográfico...

    Ah, Thiago, quando ele ainda era sindicalista eu era uma bebezinha. Nada de erotismo, portanto. Além do que minha mãe era ARENA ferrenha e idolatrava o Aureliano Chaves. Bem... acho que tenho mais gosto que ela (rs). Pelo menos, Lula tem mais sensibilidade!
    Mas, creio, a política é que me assanha. Herança mineira; vem desde a época setecentista.

    Beijos, queridos.

    ResponderExcluir
  8. O que seduz não é Lula, é a república, querida, é a república... Ainda porque, dona Dilma, sempre com a barba por fazer, é muito mais atraente do que ele ou aquele outro adversário que usa maquilagem à careca para não suá-la muito...

    Adorei isto: um texto é "90% invenção e 10% mentira.". E o autor tem todo direito de se reservar a colocar nesta conta a justa porcentagem da indecência. Invenção, mentira e indecência é tudo! Tudo que um leitor que se preze deve exigir de seu autor.

    Teus textos estão instigantes, belos e magistrais, querida Márcia. E claro, concisos e bem escritos, como sempre. Tu és mesmo a formosa dona das letras sutilmente e maravilhosamente montanhosas.

    Um beijo,
    Ricardo.

    ResponderExcluir
  9. amei o blog,parabéns viu tah super legal!
    vou seguir ok
    bjks

    ResponderExcluir
  10. Olá professora! Olha só o que você anda lendo em? Moderníssima! Bom, blog bom eu sempre volto e deu saudades de seu blog. Dos posts que li notei erotismo, até arrisquei pensar que o blog todo fosse assim. O que me impressionou é que eu estava certo, mas não imaginava que seu livro fosse meio erótico. Aliás, nem me permiti pensar algo assim! Contudo, já que é deu até vontade de dar uma lidinha! ...rs... XD
    Meu blog comemorou aniversário de cinco anos dia 10/10/10 e em comemoração a e preparação para os próximos cinco anos o blog conta com série de histórias no link Stories, template novo (mais parecido com o logo que é uma marca de copo) e série de vídeos no You Tube! Agora também apresento os vídeos que compartilho na web! Sou tímido então a cada episódio ouso mais para deixar de ser assim! ...rs... X)

    Muito sucesso para seu blog, sucesso com a venda de livros e no que depender de mim: divulgarei sempre bem os dois! O que é bom merece ser compartilhado! =D

    Ótimo feriado para você!!!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Estive já por aqui e cá estou outra vez. Belo espaço para as letras, para a poesia, para o pensamento... para tornarmos mais claros nossos caminhos! Ao mesmo tempo em que te mobilizo para removermos este triste índice de 2 livros/ano por leitor brasileiro (na Argentina são dezoito livros/ano),
    te convido a conhecer meus romances. Em meu blog, três deles estão disponíveis inclusive para serem baixados “de grátis”, em formato PDF.
    Um grande abraço e boa leitura!

    ResponderExcluir